segunda-feira, abril 05, 2010

Equipa-maravilha ganha 11 milhões

Benfica

Só o goleador paraguaio Óscar Cardozo recebeu 1,2 milhões. O médio argentino Pablo Aimar foi o jogador mais bem pago com 2,1 milhões de euros.

A equipa que está na liderança da Liga profissional de futebol custou, em 2009, 11 milhões de euros. O onze titular do Benfica tem no argentino Pablo Aimar o seu elemento mais bem pago: 2,1 milhões de euros por ano, o que dividido por 10 meses (uma vez que a maioria dos clubes da Liga não gera receitas durante os meses de Junho e Julho) dá um ordenado de 210 mil euros por mês.

O defesa brasileiro Luisão, com uma remuneração anual de 1,5 milhões (mais meio milhão de euros do que auferia em 2007), está na segunda posição na lista dos mais bem pagos do plantel principal dos encarnados (com um salário mensal de 150 mil euros). Seguem-se o avançado paraguaio Óscar Cardozo, com 1,2 milhões por ano, e o argentino Ángel Di María, também com 1,2 milhões de euros.

Javier Saviola ganhou metade de Luisão, com uma remuneração em 2009 de 767 mil euros.

Um dos ordenados mais baixos do plantel era o de Fábio Coentrão. O médio de 21 anos deve ter melhorado substancialmente o seu salário de 151 mil euros por ano quando renovou o contrato com o Benfica até 2015. Uma das últimas aquisições de Jesus, o defesa César Peixoto, trocou o Braga pelo Benfica e ganhou 168 mil euros o ano passado. Já Jorge Ribeiro, um elemento pouco utilizado na defesa por Jorge Jesus nesta época, recebeu 612 mil euros.

Segundo dados divulgados pela SAD, a equipa sénior do Benfica para a época 2009/2010 comporta 28 jogadores: três guarda-redes, nove defesas, nove médios e sete avançados. O peso global com os salários dos jogadores deve superar, anualmente, os 22 milhões de euros.

MENOS DO QUE MICOLLI E SIMÃO

A SAD benfiquista fez um grande esforço para racionalizar os ordenados do plantel profissional. Pablo Aimar, o jogador mais bem pago do Benfica, e o único a passar a fasquia dos dois milhões de euros por ano (números de 2009), ganha menos do que aquilo que ganhava Simão Sabrosa em 2007, 2,2 milhões de euros, ou o avançado Fabrizio Miccoli, que no mesmo ano era o jogador mais bem pago da equipa principal de futebol com 2,3 milhões. n

SAIBA MAIS

FUNDAÇÃO

Foi no dia 28 de Fevereiro de 1904, em Belém, que foi fundado o Grupo Sport Lisboa, primeira designação do que seria o Sport Lisboa e Benfica

14 500 euros é o salário médio dos jogadores do campeonato, segundo dados de 2009 da Liga Portuguesa de Futebol.

2500 euros é o salário médio dos jogadores da Liga de Honra, de acordo com a LPFP.

EMBLEMA DE 1908

Em 1908, o emblema do Benfica já tinha a águia que agarrava a frase latina: 'E pluribus unum'.

CAPITÃO ESTÁ MAIS POUPADO

O capitão do Benfica, Nuno Gomes, reduziu substancialmente o seu salário para permanecer no plantel principal do Benfica. Em 2007, o avançado era um dos mais bem pagos da equipa, a par do italiano Miccoli: 2,3 milhões por ano. Dois anos depois, Nuno Gomes reduziu substancialmente a sua remuneração para 1 milhão de euros, menos 200 mil do que Óscar Cardozo.

O PESO DOS EMPRESTADOS

O Benfica tem 30 jogadores emprestados a vários clubes (entre os quais estão Zoro, que joga no Setúbal, Urretaviscaya, que foi cedido ao Peñarol, e Shaffer, que joga no Atlético Bansfield). Muitos destes atletas continuam a pesar nas contas da SAD. É o caso do avançado Makukula, emprestado ao clube turco Kayserispor, que ainda recebeu do Benfica, em 2009, 650 mil euros. Em relação ao médio Yebda, emprestado ao Porthsmouth de Inglaterra, ainda ganhou da SAD benfiquista, em 2009, cerca de 1, 5 milhões de euros.

SHÉU E JESUS SOMAM 600 MIL

Tal como o CM já noticiou, o técnico Jorge Jesus recebeu 450 mil euros de salários em 2009. Se o Benfica se sagrar campeão nacional, Jesus poderá contar com um prémio adicional ao seu ordenado de mais 450 mil euros.

O secretário técnico dos encarnados, Shéu Han, recebeu 152 mil euros da SAD encarnada.

No final de 2009, o quadro de pessoal da Benfica SAD tinha 93 trabalhadores, dos quais 47 são atletas e dez são técnicos.

PRINCÍPIO DE ACORDO COM GURDIÃO SERGIO ROMERO

O Benfica lidera a corrida por Sergio Romero, guarda-redes argentino do AZ Alkmaar, actual campeão holandês em título mas que vive situação dramática em termos financeiros.

Segundo notícias veiculadas ontem na Imprensa italiana, os encarnados já terão mesmo chegado a um pré-acordo com o internacional celeste, habitual titular da selecção de Diego Maradona.

Aos 23 anos, Sergio Romero é o principal activo do AZ, clube que admite prescindir dos seus serviços a troco de 10 milhões de euros, valor considerado excessivo por parte da SAD benfiquista, que não parece disposta a pagar mais de cinco milhões por um guarda-redes.

Formado no Racing Club, Romero tem 1,91 m e 86 kg e é também cobiçado por Bayern Munique e Liverpool.

NOTAS

FALHA NAVAL: LUISÃO

Luisão é baixa confirmada diante da Naval, amanhã (21h00, RTP 1) devido a dores musculares na coxa esquerda. O central brasileiro deverá ser substituído pelo seu compatriota Sidnei

A TEMPO DO DÉRBI: SAVIOLA

Saviola fracturou uma falange de um dos dedos do pé direito e vai falhar o jogo com o Liverpool, em Anfield. O argentino deverá, no entanto, ser opção para o dérbi com o Sporting, no dia 13

LESIONADO: CÉSAR PEIXOTO

César Peixoto falhou o treino de ontem do Benfica devido a um estiramento no ligamento lateral externo do joelho esquerdo e está em dúvida para a deslocação à Figueira da Foz

Correio da Manhã online
Miguel Alexandre Ganhão / D.B.
04 Abril 2010 - 00h30


[FG-Famintos do Golo] - Realmente a dor de corno é lixada mesmo quando toca aos jornaleiros deste País! Eu gostava era de ver esta notícia mas em referência aos jogadores do Porto ou do Sporting, na véspera de um jogo desses clubes, publicada na primeira página do jornal! Cambada!

Sem comentários:

Enviar um comentário